Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Bandeira Azul
GOVERNADOR CELSO RAMOS RECEBE BANDEIRA AZUL PARA A TEMPORADA 2020/2021

Publicado em 21/12/2020 às 17:32 - Atualizado em 21/12/2020 às 17:32

Praia Grande recebeu a certificação pelo quinto ano consecutivo.
Créditos: Secom. Baixar Imagem

É o quinto ano que a Praia Grande (Caravelas) recebe o selo ambiental de reconhecimento internacional.

 

Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, é uma das cidades do sul do Brasil que vai ter a certificação “Bandeira Azul” para a temporada 2020/2021. O título foi concedido à Praia Grande (Caravelas) pelo quinto ano consecutivo. O recebimento da bandeira aconteceu na segunda-feira (21/12) em uma solenidade na praia com a presença de poucas autoridades, para evitar aglomerações e seguir as medidas recomendadas para conter o contágio de Covid-19. Devido às restrições de acesso e permanência nas praias, a cerimônia de hasteamento na praia não foi realizada e aguarda definição de data.

 

A “Bandeira Azul” foi entregue ao Prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, pelas mãos da Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi. Também foi entregue um certificado de excelência, que a Coordenação Internacional do Programa Bandeira Azul concedeu à Praia Grande pela conquista do quinto ano consecutivo da certificação.

 

Também compareceram à solenidade, o deputado estadual Coronel Mocellin (PSL), o vereador e prefeito eleito, Marcos Henrique da Silva, vereadores, secretários e servidores.

 

De acordo com Juliano Duarte Campos, receber a certificação pelo quinto ano consecutivo para a Praia Grande é um resultado dos melhores possíveis. “A certificação só enalteceu Governador Celso Ramos em todos os sentidos, colocando nossa cidade nos destinos mais procurados em qualidade de praia, o que traz mais recursos e proporciona novos investimentos.”

 

Para o Campos, mesmo com o resultado positivo, não é momento para relaxar. “Os desafios são sempre pautados no uso correto do meio ambiente, limpeza, qualidade e monitoramento da água e segurança. Manteremos os mesmos rigores das temporadas anteriores para que possamos manter o certificado nas próximas.”

 

O selo internacional foi concedido à Praia Grande (Caravelas) em 15 de outubro pelo Instituto Ambientes em Rede, que opera o programa Bandeira Azul no Brasil. O título é válido até 1 de novembro de 2021.

 

A certificação Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido uma temporada de cada vez para praias e marinas que atendem os critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE). Entre os critérios estão a qualidade da água, educação e informação ambiental, segurança e oferta de serviços aos usuários e à sociedade.

 

Para receber o título para a temporada 2020/2021, as candidatas ao “Bandeira Azul” precisaram passar por um Júri Nacional do Programa, que se reuniu em 30 de junho de forma virtual, e pelo Júri Internacional do programa em Copenhagen, na Dinamarca, que divulgou o resultado em uma reunião online realizada em 06 de outubro.

 

PRAIA GRANDE, QUINTO ANO CONSECUTIVO

 

A inscrição da Praia Grande (Caravelas) no programa “Bandeira Azul” como Praia-Piloto foi em 2015, quando o município manifestou interesse em pedir a certificação para essa praia e fez as adequações para atender os pontos examinados. No ano seguinte, a praia conquistou o primeiro selo ambiental do programa; e, desde então, vem recebendo a renovação da certificação. A temporada de 2020/2021 é a quinta vez consecutiva que a praia recebe o “Bandeira Azul”. As outras premiações aconteceram nas temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020.  

 

Em Governador Celso Ramos, outra praia certificada pelo selo foi a de Palmas, nas temporadas 2015/2016, 2016/2017 e 2018/2019.

 

BANDEIRA AZUL: RESPONSABILIDADES E PERSPECTIVAS

 

Com a certificação, o município se compromete a cumprir critérios e obrigações como oferecer atividades e programas de educação ambiental, informações sobre qualidade da água, informações sobre ecossistemas locais, fenômenos naturais e áreas naturais sensíveis, regras de conduta dos usuários, entre outros, sob o risco de perder o título.

 

A partir da renovação Bandeira Azul para a Praia Grande (Caravelas), a perspectiva é de que o Governador Celso Ramos se consolide ainda mais como um dos principais destinos turísticos da região, por causa da visibilidade nacional e internacional que o título proporciona. Esse cenário cria expectativas de aumento no turismo municipal e, consequentemente, para os negócios locais que podem ser impulsionados com o retorno e a presença dos turistas, após a liberação de acesso e permanência às praias.

 


Praia Grande (Caravelas) recebe a certificação Bandeira Azul pela quinta temporada.

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar