---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Limpeza e consciência na Praia de Palmas

Publicado em 11/06/2019 às 14:24 - Atualizado em 11/06/2019 às 14:24

Mais de 100 quilos de lixo e mais de mil bitucas de cigarro. Esse é o saldo da limpeza que os alunos Escola Municipal Professora Dalma Luz de Azevedo fizeram na Praia de Palmas, na última sexta-feira, 7. A atividade fez parte do cronograma da Semana do Meio Ambiente, celebrada dos dias 4 a 8 de junho, e organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Escola do Meio Ambiente em parceria com ICMBio – Apa de Anhatomirim.

 

De acordo com a diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo de Mello, esse volume coletado pelos alunos foi inferior ao recolhido na edição passada. Isso pode ser explicado por causa das ações constantes de limpeza nas praias realizadas pela prefeitura e também pela Bandeira Azul atribuída ao município. Para conquistar esse título, as praias certificadas precisaram atender a uma série de critérios sobre balneabilidade, como qualidade da água, promoção de informações de educação ambiental, conservação local do meio ambiente, segurança e infraestrutura de apoio. Esses dois elementos, ação do poder público e maior conscientização da população, ajudaram a construir esse cenário de diminuição da poluição na praia.

 

Entretanto, ainda não é motivo para relaxar com os cuidados com a preservação. Luciara Azevedo alerta que além do lixo e das bitucas, foram encontrados microplásticos, que são pequenos pedaços de plásticos com tamanho inferior a cinco milímetros. Atualmente os microplásticos são os principais vilões dos oceanos, poluindo e impactando a fauna e flora dos mares e das regiões costeiras. A continuidade desse trabalho é essencial para que esse tipo de lixo também diminua com o passar do tempo.

 

Mais sobre a Semana do Meio Ambiente

 

A Semana do Meio Ambiente é realizada todos os anos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente dia 5 de junho.

 

Em Governador Celso Ramos, a secretaria municipal de Educação e Escola do Meio Ambiente em parceria com a ICMBio – Apa do Anhatomirim realizaram o 2º Workshop da Semana do Meio Ambiente.

 

Nesse evento, foram realizadas várias atividades, e muitas delas com a participação das escolas municipais, como palestras educativas, oficinas das aves, projeto oceanos de plásticos, distribuição de mudas de árvores nativas da mata atlântica, palestras sobre incêndios florestais, plantio de mudas em áreas degradadas, trilha ecológica, limpeza de praia, exposições e palestras sobre a conservação e proteção das espécies marinhas e ecossistema marinho.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar