---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


PROJETO ABORDA RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE E ENSINA ALUNOS A CRIAR BRINQUEDOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Publicado em 30/10/2019 às 15:44 - Atualizado em 30/10/2019 às 15:44

O projeto Reciclarte tem aulas e oficinas para discutir temas, como os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos, destino correto do lixo e conservação da natureza.

 

Criado em agosto deste ano, o Projeto Reciclarte foi desenvolvido pela Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA) de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, com a proposta de levar aos alunos de escolas municipais conhecimento teórico e prático para que elas reflitam sobre suas pegadas ecológicas e mudem hábitos de consumo. Para isso, são realizadas aulas e oficinas de reciclagem para ensinar conceitos como preservação do meio ambiente e importância da reciclagem. De agosto a outubro, 300 alunos do ensino fundamental de dez escolas do município participaram do projeto.

 

A diretora da EMMA, Luciara Azevedo, explica que questões como lixo, reciclagem e reutilização de materiais são consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, uma vez que o futuro dependerá cada vez mais da relação estabelecida entre natureza e o uso que o homem faz dos recursos naturais disponíveis. O Reciclarte foi criado a partir deste contexto, para despertar nos alunos da rede municipal senso crítico, conscientização e necessidade de mudanças de valores e atitudes do cotidiano para diminuir os impactos do lixo.

 

“O projeto Reciclarte trabalha com atitudes e formação de valores, buscando sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem e reutilização, diminuir o acumulo de lixo, ensinar a poupar a natureza da extração inesgotável de recursos e valorizar a separação de lixo”, disse Luciara.

 

As aulas e as oficinas com as turmas de alunos das escolas do município são realizadas na sede da EMMA. Em cada atividade a equipe da escola do meio ambiente transmite um conceito importante: o 5R (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Nele, estudante é estimulado a refletir sobre a necessidade de uma compra, redução do desperdício, recusar o consumo exagerado e desnecessário, reutilização para não descartar, reciclar e separar o lixo corretamente, por exemplo.

 

Nas aulas, os estudantes entram em contato com filmes, documentários, palestras com especialistas, teatro, participam de dinâmicas de grupo, aulas expositivas e rodas de leitura de contos e histórias. Todos os conteúdos relacionam-se com os temas reciclagem e meio ambiente.

 

As oficinas ensinam a reaproveitar o lixo orgânico e criar brinquedos e outros objetos a partir de materiais recicláveis. De garrafas pets, por exemplo, surgem vasos decorados para plantas, lindos animais até um tubarão; gaiolas de madeira se transformam em belas e floridas casas para pássaros.

 

As atividades do projeto Reciclarte priorizam o caráter lúdico e prático para que os alunos possam assimilar facilmente os conteúdos, transformando-se em multiplicares destes conhecimentos e preservadores de atitudes ambientais e práticas sociais para a melhoria de vida no município e no mundo.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar