---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


GOVERNADOR CELSO RAMOS ADOTA NOVA ESTRATÉGIA PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Publicado em 24/03/2020 às 10:53 - Atualizado em 24/03/2020 às 15:05

Atenção: vacina protege da gripe, e não contra a Covid-19.
Créditos: Secom. Baixar Imagem

Devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), moradores com ou acima de 60 anos de idade serão vacinados em casa a partir de quarta-feira (25/03), nos bairros Areias de Cima e Areias do Meio.

 

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza terá uma nova dinâmica de atuação em Governador Celso Ramos. A partir de quarta-feira (25/03), as equipes de saúde do município realizarão atendimento domiciliar para aplicação das vacinas em moradores com ou acima de 60 anos de idade, população que pertence aos grupos de risco do Novo Coronavírus (Covid-19).

 

Na quarta-feira (25/03), quinta-feira (26/03) e sexta-feira (27/03) serão vacinadas as pessoas dos bairros Areias de Cima e Areias de Baixo, das 8h às 17h. Os munícipes de outros bairros receberão as vacinas gradualmente nos próximos dias, até que a campanha consiga cobrir todas as regiões do município.

 

A decisão foi tomada pela Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, após uma reunião realizada na segunda-feira (23/03), na Policlínica de Calheiros, com profissionais de saúde e outras autoridades.

 

Na reunião foram discutidas novas medidas de segurança para proteger os moradores durante a campanha de vacinação – no município, a vacinação contra gripe, que seria realizada em pontos de atendimento nos bairros, precisou ser adiada, para que fosse possível adotar novas medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

 

Mesmo com o atendimento a domicílio, serão adotados todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde para segurança dos agentes de saúde e para os pacientes.

 

A Secretaria Municipal de Saúde explica que essa vacina protege apenas contra gripes comuns e não contra o coronavírus. O objetivo é diminuir a proliferação de outros vírus respiratórios como influenzas A e B. Isso vai auxiliar os profissionais de saúde a descartarem casos de gripe na triagem do Covid-19, o que ajuda a acelerar os diagnósticos dessa doença.

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá três fases e término previsto para 22 de maio. Nesta primeira fase serão vacinadas pessoas idosas e trabalhadores da saúde. Os outros grupos receberão as vacinas nas próximas fases e semanas.

 

Os próximos grupos são compostos por professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.