Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Escola Municipal do Meio Ambiente
ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL REALIZAM LIMPEZA DE PRAIA EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA APA DO ANHATOMIRIM, EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Publicado em 23/05/2022 às 16:06 - Atualizado em 23/05/2022 às 16:09

A atividade ambiental, que aconteceu na Baía dos Golfinhos, teve por objetivo sensibilizar os pequenos para a importância do descarte correto do lixo. Participaram 22 estudantes de 8 a 10 anos de uma escola municipal.

 

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação e Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), realizou na manhã desta segunda-feira (23/05) uma de limpeza de praia na Baia dos Golfinhos com alunos da rede municipal de ensino. A atividade faz parte da comemoração dos 30 anos de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Anhatomirim e do Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado também em 23 de maio.

 

Participaram da coleta 22 crianças de 8 e 10 anos do 2º e 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Silvia dos Prazeres Carvalho, Bairro Caieira do Norte. A atividade ambiental teve por objetivo sensibilizar os pequenos para a importância do descarte correto do lixo, para que esses resíduos não poluam a natureza e áreas de proteção, como a APA do Anhatomirim.

 

Durante limpeza, os estudantes, que saíram em grupos para cobrir um espaço maior da faixa de areia, coletaram galões de plástico, filtros de cigarro, restos de redes de pesca, canudos, entre outros materiais, lixo foi suficiente para preencher 12 sacos grandes. Infelizmente, um destaque negativo foi a elevada presença de microplásticos nas areias da praia e nas plantas e vegetações próximas ao mar. Todos os resíduos recolhidos na ação foram coletados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

 

30 ANOS DE APA DO ANHATOMIRIM

 

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Anhatomirim foi criada por meio do decreto Nº 528, de 20 de maio de 1992, sancionada pelo então Presidente Fernando Collor. De acordo com o texto do decreto, essa área visa “assegurar a proteção de população residente de boto da espécie Sotalia fluviatilis, a sua área de alimentação e reprodução, bem como de remanescentes da Floresta Pluvial Atlântica e fontes hídricas de relevante interesse para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região”.

 

De acordo com a Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Florianópolis, a população atual desses cetáceos está entre 60 a 70 indivíduos.

 

A palavra Anhatomirim vem da língua Tupi-Guarani, com uma leitura Jesuítica. Para os Guaranis, tem o sentido de um local sagrado, como um cemitério ou local para plantio.

 

Nas comemorações dos seus 30 anos de existência da APA, a EMMA de Governador Celso Ramos preparou uma série de atividades para despertar na comunidade estudantil do município a preocupação com a preservação dos ecossistemas.

 

Na sexta-feira (20/05), foi realizado um passeio náutico pela Baia dos Golfinhos e Baía de São Miguel. Amanhã (24/05), uma trilha ecológica levará os estudantes a conhecer a APA por dentro, em contato com plantas e com a fauna local. E na quarta-feira (25/05) haverá a cerimônia de entrega da Premiação do V Concurso de Redação e Desenho da APA do Anhatomirim, no auditório da Escola Municipal do Meio Ambiente, Bairro Costeira da Armação, prêmio criado para incentivar, por meio de atividades criativas, como a redação e o desenho, o cuidado com o meio ambiente.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar