Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
SAÚDE MUNICIPAL FAZ MUTIRÃO PARA ZERAR FILA DE ESPERA DE EXAMES DE ALTA COMPLEXIDADE, COMO RESSONÂNCIA E TOMOGRAFIA

Publicado em 28/09/2022 às 15:06 - Atualizado em 28/09/2022 às 15:59

A meta é ultrapassar 700 agendamentos até novembro e zerar a fila. Desses, 300 já foram marcados pelo mutirão da Secretaria de Saúde. Pacientes estão sendo chamados para fazer os exames de ressonância e tomografia.

 

Atuar na procura do melhor diagnóstico e na prevenção de doenças dos usuários da Rede Municipal da Saúde. Essa é a premissa de um mutirão que a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando desde o mês de agosto para zerar a fila de espera por exames de alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia.

 

Esses exames são importantes porque ajudam na análise e na identificação de muitas doenças e auxiliam a equipe médica na procura pelo melhor procedimento para tratamento de doenças e até mesmo para atuar na prevenção.

 

A meta é ultrapassar 700 agendamentos até novembro deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Desse montante, aproximadamente 300 exames estão agendados pela equipe da pasta de Saúde e os pacientes já estão sendo contatados para comparecer às clínicas aptas a realizar ressonância magnética e tomografia. Essas clínicas são conveniadas com a prefeitura e têm sedes em cidades como Biguaçu, Florianópolis e São José.

 

A ideia do mutirão é encaminhar o maior número possível de procedimentos para deixar em dia a demanda municipal desses exames. Para isso, estão sendo priorizados os pacientes que estão na fila desde 2019 para, depois de saldar esses encaminhamentos, prosseguir com os agendamentos dos anos de 2020 e 2021, muitos não realizados por razão da pandemia de coronavírus.

 

Os encaminhamentos do mutirão não interferem na cota de exames prevista mensalmente pela pasta de Saúde. Quando a fila for zerada, a proposta é promover novos mutirões para outros exames de alta e média complexidade, sempre com a preocupação de promover a qualidade de vida de pacientes da rede municipal de Saúde de Governador Celso Ramos.

 

De acordo com a secretário de Saúde, Gabriel Ruan Duarte, a mobilização para zerar a fila de espera para exames iniciou em meados de agosto deste ano, quando foram levantadas informações da fila de espera, e envolveu toda a equipe da Secretaria de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Governador Celso Ramos.

 

Na época, aconteceu uma espécie de varredura no banco de dados da Secretaria de Saúde para descobrir quais eram os pacientes que estavam à espera dos procedimentos por mais tempo.

 

Com as tabelas e listagens, a próxima ação foi dividir essa demanda por bairros e enviar listas às dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que ficaram responsáveis por localizar os pacientes e verificar os interessados em dar prosseguimento aos exames.

 

Para os pacientes interessados, o procedimento foi agendado no sistema da Saúde Municipal e com a clínica conveniada. Toda a tramitação foi encaminhada pela equipe de servidores da Prefeitura Municipal, restando ao usuário apenas a tarefa de comparecer aos procedimentos no dia marcado portanto a autorização médica.